Preloader
 
Home / Blog / Qual o papel do Analytics e do BI no negócio?

Qual o papel do Analytics e do BI no negócio?

Tempo de leitura: 2 min

Ainda existem dúvidas sobre a importância da área de Business Intelligence ou Analytics no contexto de uma corporação, seja lá qual for o seu tamanho. Muitas enxergam essa área somente como um back-end que tem como papel principal transformar dados em análises e informações para tomada de decisões.

Temos acompanhado a evolução dessa área e com ela a enxurrada no volume e velocidade que os dados surgem a cada dia e destacamos a transição entre o small data e o big data, onde num passado recente tínhamos basicamente dados estruturados que cabiam em uma planilha de Excel e agora temos dados não estruturados, ou semiestruturados com grandes camadas e variedades de informações.

Conceitualmente, coletar dados (primários de pesquisas ou secundários de fontes prontas) para modelar, tabular, organizar e carregar essas bases em alguma ferramenta está correto e de fato faz parte das responsabilidades do time, porém, as atribuições e atuação da área vão muito além.

Não restam dúvidas que qualquer profissional (e principalmente o analista tradicional de dados) precisa se reinventar e obter cada vez mais soft skills em tecnologia e métodos ágeis de trabalho. Só que existe uma atuação necessária e vital que é estar alinhado com as estratégias do negócio, conhecendo detalhes importantes sobre o produto ou serviço em que trabalha para apoiar ações e identificar oportunidades de negócios.

Aqui entra o que chamamos de transição do analista para o cientista de dados, onde o profissional tem a capacidade e habilidade de pivotar entre diversas áreas para gerar insights significativos a partir do conhecimento do seu customer, tecnologia e execução de estratégia.

Temas emergentes como Inteligência Artificial, Machine Learning, IOT (Internet of Things), Metadados, Robótica, Computação Quântica, Cloud, Blockchain, DevOps, Big Data, Small Data, Data Lake, Banco de dados em nuvem, entre outros,  já são realidade e fazem parte do conjunto de skills de um cientista de dados no Analytics moderno. Com certeza o grande desafio é saber em qual momento utilizá-los, dependendo do contexto e modelo de negócios em que atuam.

Certa vez, ouvi uma frase que resume bem o novo papel do Analytics e BI no mundo moderno, que diz: “Nós não estamos falando sobre dados, estamos falando sobre dores e problemas de negócios”.

Deixe uma resposta

icone whatsapp