Os 5 principais destaques do mercado farmacêutico para 2023

1- Mercado farmacêutico brasileiro entre os cinco maiores do mundo
Matéria publicada no portal Saúde Business trouxe alguns dados interessantes levantados pela Associação das Farmácias e Drogarias Brasileiras.
Segundo publicações, existem mais de 118.000 CNPJs de varejo no setor farmacêutico em nosso país e cerca de 5.000 distribuidores de medicamentos.
Esse número é muito significativo, pois representa a parcela do PIB brasileiro que movimentou R$ 66 bilhões entre agosto de 2020 e julho de 2021.
Segundo dados levantados pela empresa, o Brasil deve se tornar um dos cinco maiores mercados da indústria farmacêutica global até o final de 2023.

2- Mercado farmacêutico deve crescer 10,5% em 2023
Outro estudo que mostra a tendência de avanço do mercado farmacêutico em 2023 foi realizado pela especialista em dados e tecnologia IQVIA.
Segundo estudo publicado em matéria do portal Varejo & Consumo, o mercado farmacêutico deve crescer até 10,5% em 2023.
Este número inclui drogarias, farmácias de manipulação e varejistas do canal institucional.

3- Reorganização do Programa Farmácia Popular
O Programa Farmácia Popular, que visa oferecer descontos gratuitos ou favoráveis à população de baixa renda, deve ser reorganizado em 2023.
O Instituto Brasileiro de Assistência à Saúde e Medicamentos (IBSFARMA) apresentará à equipe do atual governo um projeto de reestruturação do programa, segundo reportagem do Portal Política Liberal.
A empresa está reestruturando e ampliando o orçamento do programa Farmácia Popular, cortado na gestão do governo anterior.
Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, o novo governo deverá aumentar o valor destinado ao programa em mais de 1,2 bilhão de reais até o final de 2023.
Para isso, porém, a equipe e o atual Presidente da República terá de contar com o apoio da Assembleia Nacional para aprovar as alterações necessárias.

4- Autoatendimento em crescimento
A Associação Federal Brasileira e Rede Farmácia Independente (Febrafar) divulgou que o autoatendimento já representa 47% das vendas das farmácias. Portanto, farmácias devem atender a esse movimento e devem crescer ainda mais em 2023, respondendo por 15% das vendas.

5- Atendimento Humanizado
O Portal Consumidor Moderno apresentou dados interessantes de um estudo sobre atendimento humanizado realizado pela Doctoralia.
De acordo com a pesquisa, 63% dos brasileiros desejam um atendimento mais humanizado quando se trata de serviços de saúde como: Aconselhamento médico, compra de medicamentos ou aconselhamento sobre medicamentos.
Portanto, é imperativo que as farmácias forneçam mais serviços centrados no paciente. Transformar unidades em centros de saúde com forte vínculo com a comunidade é uma boa forma de garantir isso.