Mas afinal, o que é Power BI?
O Power BI é a plataforma de BI (sigla para Business Intelligence) desenvolvida pela Microsoft. Business Intelligence é, em resumo, o processo de organizar todos os dados referentes à todas as áreas da empresa de forma que possam ser acessadas da forma mais rápida e objetiva possível, otimizando processos. A Microsoft, percebendo essa necessidade, criou o Power BI uma plataforma self-service, que facilita a operação para quem não possui habilidades técnicas ou cursos na área de BI. Ele surgiu com a disponibilização dos suplementos Add-ins Power Pivot, Power Query e Power View no Excel 2010. Através desse serviço é possível realizar a entrega de diversas análises por meio de Gráficos e Dashboards interativos.
Você pode utilizá-lo com ou sem o Excel e não precisa necessariamente depender de uma licença do Office em sua empresa. Através do Power BI Desktop ou Web (que são específicos para o desenvolvimento de relatórios), usuários podem construir seu próprio modelo de Análise de Dados (Data Analytics).
A sua suíte comporta um volume considerável de dados (Big Data) e existe um ganho extraordinário na modelagem das informações. Os dados são processados com sua engine in memory promovendo uma melhor velocidade nas interações.
Seu grande diferencial é o self-service, como citado anteriormente, pois a base de criação não fica exclusivamente na mão de um profissional da Tecnologia da Informação, gerando autonomia para profissionais de diversas áreas do Business. Em seu processo interno (back-end) de transformação de dados, você conhecerá a famosa linguagem M que opera de forma intuitiva para manipulação, limpeza e preparação das queries das suas tabelas e conjunto de dados. Talvez o seu maior desafio esteja em explorar as milhares de funções, operadores e constantes que podem ser usados em uma fórmula ou expressão, para calcular e retornar um ou mais valores.
Estamos falando de Dax (Data Analysis Expressions) que foi concebida com a linguagem de programação do Microsoft SQL Analysis Server (SSAS) e Microsoft Power Pivot para Excel 2013, trabalhando com o conceito de avalições, iterações e transições de contextos. Ela ajuda você a criar informações a partir de dados já presentes em seu modelo.
No Power BI você também consegue compartilhar painéis, relatórios e pacotes de conteúdos de várias maneiras diferentes, tudo vai depender de quanto está disposto a se dedicar no conhecimento sobre o ambiente Web.
Bom, este foi um resumo de alguns principais conceitos dessa poderosa ferramenta de BI que vem conquistando muitos usuários ao redor do mundo.
Caso tenha se interessado, acesse nosso site para saber mais sobre os nossos serviços e consultorias que otimizarão seus resultados de forma inteligente: http://bpsbusiness.com/