Métodos ágeis para Planejamento de Projeto
Este é o primeiro artigo da série “5 passos para aumentar a sua produtividade através dos dados”. Falaremos sobre o passo número 1, métodos ágeis para Planejamento de Projeto.
Você já parou para pensar na quantidade de tempo da sua rotina dedicado à análise de dados e demandas adhoc de relatórios? Esta demanda deve-se às diversas fontes de dados que precisam ser trabalhadas, ou seja, coletadas, modeladas, organizadas e processadas.
Pois é, não raramente encontramos dificuldades e obstáculos operacionais para conseguir obter tabelas e bases estruturadas ou semiestruturadas para composição de uma simples análise ou até mesmo carregar bancos de dados mais robustos e normalizados.
Essas atividades requerem uma boa dose de paciência, habilidades técnicas para desenho e execução dos processos mínimos necessários até a conquista correta das informações.
Na maioria das vezes nos falta tempo para planejarmos os “roteiros” dessas atividades, principalmente devido às necessidades diárias que consomem boa parte das nossas horas de trabalho.
Uma alternativa ao problema de escassez de tempo é a utilização de métodos ágeis para melhores planejamentos e execuções de tarefas otimizadas.
Sabemos que existem uma porção de novas metodologias de processos ágeis que tem se destacado como ferramentas de planejamento de projetos. Neste artigo, falaremos sobre uma ferramenta em especial, que tem nos ajudado muito em projetos de Analytics e na resolução das dores dos nossos parceiros, O Project Model Canvas.
Através desse método conseguimos mapear as necessidades de nossos clientes e desmembrar todas as fases do projeto de forma macro. A sua grande vantagem é a otimização do tempo no PITCH da ideia e o posterior desdobramento dos jobs a serem realizados, caso aprovado o projeto.
Modelo exemplo de um Project Model Canvas para área de BI, no mercado farmacêutico:
No exemplo acima, elaboramos as frentes mais importantes para resolver uma dor que muitas empresas enfrentam: A construção de um modelo estruturado de bases para integrar as plataformas de BI e Analytics, com acesso corporativo.
Reparem que através do canvas foi possível ilustrar as justificativas, objetivo SMART, benefícios e requisitos, premissas, equipe e stakeholders, restrições e riscos, cronograma, investimentos, bem como o produto final do projeto, de forma simples e rápida.
O próximo passo será detalhar cada uma das frentes já considerando o deploy das fases e respectivas tarefas e seus responsáveis. Abordaremos essa segmentação no artigo seguinte da série “5 passos para aumentar a sua produtividade através dos dados ”, não perca!