O processo de S&OP
Normalmente conduzido mensalmente, o processo de S&OP alinha as áreas operacionais, como vendas, marketing, desenvolvimento de produtos, manufatura, compras, finanças e contabilidade para trabalharem juntas para atingir metas financeiras e organizacionais.
O S&OP possibilita uma gestão da cadeia de suprimentos com maior eficiência – qualidade sempre crítica, ainda mais em momentos de disrupção.
Quando feito corretamente, o processo de S&OP ajuda as empresas a adotarem uma abordagem precisa para planejar, aproveitar oportunidades e minimizar riscos. Ao permitir que as áreas funcionais incorporem suas capacidades e restrições no processo de planejamento, o S&OP cria um programa simplificado globalmente que ajuda a atender às necessidades do cliente mantendo o foco na estratégia geral de negócios.
Algumas soluções de S&OP integram dados em tempo real, como comportamento das compras (sellout), estoque e informações de mercado, para gerenciar as mudanças na oferta e na demanda diariamente.
As soluções de S&OP também oferecem suporte a funções analíticas avançadas e simulações hipotéticas que simplificam a análise e a definição de situações teóricas sem o tempo ou os riscos envolvidos em testes no mundo real.
Para navegar pelo ambiente complexo e pelo grande volume de dados envolvidos, as modernas plataformas de S&OP contam com dados integrados baseados em tecnologias de inteligência de negócios.
Três principais benefícios do S&OP
- Maior lucratividade: o processo de S&OP ajuda a manter um plano coeso e equilibrado, que promove excelência no atendimento ao cliente, reduz o estoque e o desperdício, e ajuda a cumprir as metas financeiras – vantagens inestimáveis no volátil ambiente das cadeias de suprimentos.
- Tomada de decisões mais acertadas: com as ferramentas do software de S&OP, os planejadores podem executar simulações de mudanças na oferta ou na demanda ao longo de todo o ciclo de planejamento – e fornecer análises hipotéticas que permitem a tomada de decisões mais acertadas. Essas mesmas ferramentas de simulação fornecem suporte às decisões do dia a dia, conforme os planejadores se ajustam às constantes mudanças no ambiente de oferta e demanda.
- Melhoria da colaboração entre departamentos: o S&OP promove a colaboração interdepartamental para desenvolver planos alinhados em cada área funcional, bem como em toda a organização. Por meio do aprimoramento das comunicações, o S&OP elimina os silos departamentais, cria consenso e mantém várias equipes focadas em alcançar os mesmos objetivos.
Etapas do S&OP

Preparação da infraestrutura e modelo analítico : nesta fase ocorrem a coleta de dados sobre o desempenho do plano atual, a análise das tendências e a avaliação da precisão das previsões.

Planejamento da demanda: após a preparação da infraestrutura e modelo analítico, são geradas previsões estatísticas atualizadas, que incorporam uma combinação de informações.

Planejamento de suprimento: o plano de suprimento equilibra os objetivos de atendimento ao cliente – como atender à demanda, garantir entregas no prazo e contabilizar devoluções – Esse plano resulta em uma projeção de estoque ao longo de todo o horizonte de tempo.

Revisão e conciliação do plano: após a geração dos planos de oferta e demanda, a equipe de planejamento, incluindo os principais tomadores de decisões de cada área funcional da organização, revisam os planos e usam ferramentas de análise e simulação para ajustá-los e aprimorá-los.

Finalização e liberação do plano S&OP: a etapa final do processo de S&OP é apresentar os planos otimizados e finalizados para que os tomadores de decisões possam aprová-los e liberá-los para implementação.