O Trabalho de Data Analytics pode ser automatizado?
A automação do Data Analytics é a combinação de estratégias e tecnologias de automação para entregar, reconfigurar ou redesenhar processos que envolvem dados e consequentemente maximizar os resultados de negócios.
Tudo parte do planejamento para a automação e, sempre considerando desafiar o modelo que estamos utilizando, não existe melhor definição para a desconstrução de processos e práticas que seguramente ficarão obsoletos frente a velocidade que as coisas acontecem ao redor do mundo.
O ponto crucial para o planejamento da automação é estarmos diretamente alinhados e engajados com o propósito do business.
Por exemplo, se o meu negócio é B2C e tenho como propósito melhorar a jornada de compras do shopper dentro de uma loja de varejo (física ou virtual), nós precisamos iniciar olhando para todos os dados disponíveis – estruturados como uma base de CRM, semi- estruturados como uma conversa via whatsapp ou não estruturados como as reações e sentimentos com o atendimento.
Surgindo as fontes e “bases” mapeadas e em mãos, ficará mais fácil identificar as melhorias no que fazemos bem, desconstruir o que não fazemos de bom e, principalmente, implementar aquilo que nos falta para a excelência no atendimento.
E quais recursos tecnológicos podem ser utilizados na automação do Data Analytics?
- Cloud Computer
- Infraestrutura de máquina – hardware robusto
- Clusters para tratamentos, transformações e carga dos dados
- DW, Data Lake, SQL, Banco de Dados para organização e estruturação
- Recursos para integrações e fluxo dos dados
- Machine Learning – AI
- Soluções de Self Service Analytics para front end
- Reconhecimento de fala;
- Aplicativos inteligentes de gerenciamento de processos de negócios.
Com todas essas peças em movimento e novas tecnologias tornando-se disponíveis em um ritmo constante, é razoável se preocupar com os riscos da automação inteligente para o Data Analytics.
O importante é entender o momento e cenário que estamos inseridos, com a certeza do processo de atualização periódica das tecnologias no mundo moderno. É aí que o mindset voltado à inovação deve ser trabalhado sempre.
Talvez, o problema com a automação de inteligência de negócios é que não temos o luxo de tempo ou histórico suficiente para fornecer experiências de aprendizado profundo.